Rádio Educativa 87,9 FM

(66) 3573-1735

Notícias/Paranatinga

Van que tombou com alunos em Santiago do Norte tem 25 anos de uso

Veículo de 1997 com licenciamento atrasado desde 2018 transportava alunos da rede municipal

Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta quarta-feira (01) uma Van escolar que transportava alunos tombou em Santiago do Norte, distrito de Paranatinga. As crianças tiveram apenas escoriações leves.

Informações iniciais apontam que durante o trajeto para casa a barra de direção do veículo quebrou, assim o motorista teria perdido o controle do veículo e tombado na beira da estrada.

Os pais dos alunos relataram que não é a primeira vez que problemas mecânicos trás transtornos para os estudantes do distrito.

Em checagem ao sistema do Detran foi observado que o veículo modelo IMP/MBENZ 310D SPRINTERM é do ano de 1997, ou seja, tem mais de 25 anos de uso, além disso, está com licenciamento atrasado desde 2018.

O Ministério da Educação tem uma guia de transporte escolar disponibilizada na internet que diz que o ideal é que os veículos da frota tenham no máximo sete anos de uso, tenham cintos de segurança em boas condições para todos os passageiros, dentre outras normativas.

O QUE DIZ A NORMATIVA SOBRE OS VEÌCULOS DE TRANSPORTE ESCOLAR:

“ÔNIBUS, MICRO-ÔNIBUS, VANS E VW KOMBI

O veículo deve possuir:

  • Para que o transporte de alunos seja mais seguro, o ideal é que os veículos da frota tenham no máximo sete anos de uso.
  • Cintos de segurança em boas condições e para todos os passageiros.
  • Uma grade separando os alunos da parte onde fica o motor.
  • Seguro contra acidentes.
  • Registrador de velocidade (tacógrafo), que é um aparelho instalado no painel do veículo que vai registrando a velocidade e as paradas do veículo em um disco de papel. Os discos devem ser trocados todos os dias e guardados pelo período de seis meses, porque serão exibidos ao Detran por ocasião da vistoria especial.
  • Apresentação diferenciada, com pintura de faixa horizontal na cor amarela nas laterais e traseira, contendo a palavra Escolar na cor preta.”

 

FONTE/CRÉDITOS: Daniel Renostro / Jornal Paranatinga em Destaque
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )