A Polícia Militar foi acionada na tarde desta segunda-feira, dia 6 de janeiro de 2026, por volta das 13h, para atender uma ocorrência de conflito fundiário na Fazenda Asa Branca, localizada na linha da BR-242, zona rural de Gaúcha do Norte (MT).
Segundo o boletim de ocorrência nº 2026.5034, moradores relataram que um homem de aproximadamente 42 anos estaria armado, efetuando disparos de arma de fogo e ameaçando pessoas durante uma discussão envolvendo a posse de uma área rural que ultrapassa 720 hectares. No local, as partes apresentaram versões diferentes sobre a propriedade da terra e foi exibido um documento judicial de interdito proibitório.
Durante a intervenção da guarnição, os ânimos ficaram exaltados e houve relatos de ameaças, o que fez com que uma das pessoas deixasse o local por se sentir intimidada. Questionado sobre os tiros, o suspeito autorizou buscas, sendo encontrados cartuchos deflagrados dentro de seu veículo.
Na sequência, os policiais localizaram ainda, no interior da residência, munições e oito armas longas, entre elas espingardas dos calibres .12, .36, .28, .20, .22, .38 e 5.5 mm, além de uma carabina.
Durante a ação, um dos filhos do suspeito tentou intervir, mas foi contido sem registro de ferimentos.
Diante dos fatos, o homem de 42 anos foi conduzido à delegacia para as providências cabíveis. Os demais familiares permaneceram no local e foram devidamente identificados.
Materiais apreendidos:
-
393 munições deflagradas
-
46 munições intactas
-
07 espingardas e 01 carabina
A ocorrência foi registrada como posse irregular de arma de fogo de uso permitido, posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito ou proibido e ameaça.
Comentários: