Rádio Educativa 87,9 FM

Notícias/Paranatinga

Deputado Thiago Silva garante inclusão com lei que combate recusa de matrícula a alunos com deficiência

A medida representa um avanço significativo na promoção da inclusão e no combate à discriminação

Deputado Thiago Silva garante inclusão com lei que combate recusa de matrícula a alunos com deficiência
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Comprometido com a educação inclusiva e com a garantia de direitos para todas as famílias mato-grossenses, o deputado estadual Thiago Silva celebra a sanção da Lei nº 13.335/2026, de sua autoria ocorrida neste mês. A nova legislação prevê a suspensão do credenciamento de instituições privadas que recusarem matrícula de alunos com deficiência ou transtornos do neurodesenvolvimento em Mato Grosso.

A medida representa um avanço significativo na promoção da inclusão e no combate à discriminação, assegurando que crianças e adolescentes tenham acesso à educação de forma digna, respeitosa e igualitária.

“Infelizmente, ainda há famílias que enfrentam preconceito e encontram portas fechadas ao tentar matricular seus filhos em algumas cidades do nosso estado. Isso é inadmissível. Educação é um direito de todos, e nenhuma criança pode ser excluída por sua condição”, afirmou o deputado Thiago Silva.

De acordo com a nova lei, toda negativa de matrícula deverá ser formalizada por escrito, com justificativa assinada pelo responsável da instituição e entregue imediatamente aos pais ou responsáveis. Caso seja comprovada recusa indevida, a escola poderá ter seu credenciamento suspenso pelo Estado.

A legislação também estabelece a criação de um canal eletrônico para denúncias, garantindo mais agilidade na apuração dos casos. Em situações de falsa alegação de falta de vagas, além da suspensão, a instituição estará sujeita à aplicação de multa equivalente a mil UPFs de Mato Grosso.

Para o parlamentar, a iniciativa reforça o compromisso de seu mandato com a inclusão, a proteção das famílias e a construção de uma sociedade mais justa.
“Seguiremos firmes na missão de derrubar barreiras e garantir que nenhuma criança seja tratada como diferente por aquilo que ela é. Inclusão se faz com respeito, oportunidade e cumprimento da lei”, destacou.

A atuação do deputado Thiago Silva tem se consolidado por meio de ações concretas em defesa da educação, da acessibilidade e dos direitos das pessoas com deficiência. Entre suas iniciativas, destacam-se a indicação para criação de vagas de estacionamento destinadas a pessoas neurodivergentes e a destinação de emendas para implantação de salas sensoriais.

FONTE/CRÉDITOS: ASCOM
Comentários:
Rádio Educativa

Publicado por:

Rádio Educativa

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Veja também